terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Amor é estado de graça e com amor não se paga."


LIÇÃO 259

Que eu me lembre de que não existe pecado.

1. O pecado é o único pensamento que faz parecer a meta de Deus* inatingível. O que mais poderia nos cegar para o óbvio e fazer o estranho e o tortuoso parecerem mais claros? O que além do pecado gera nossos ataques? O que mais a não ser o pecado poderia ser a fonte da culpa que exige castigo e sofrimento? E o que, exceto o pecado, poderia ser  a fonte do medo, que esconde a criação de Deus; e dá ao amor as características do medo do ataque?

2. Pai, hoje não quero ser louco. Não quero ter medo do amor nem buscar abrigo no oposto dele. Pois o amor não pode ter nenhum oposto. Tu és a Fonte de tudo o que existe. E todas as coisas que existem permanecem Contigo, e Tu com elas.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 259

Estou repetindo com pequenas alterações o comentário, inclusive o título que dei à postagem, feito a esta lição no ano passado.

A ideia que vamos praticar hoje busca nos mostrar novamente que acreditar no pecado, ou na possibilidade de pecado é insanidade, é loucura. É a única coisa que pode nos dar a impressão de que é impossível chegarmos à meta de conhecer Deus. 

Basta, porém, que nos decidamos a mudar nosso modo de perceber, isto é, que nos decidamos a olhar para o mundo de forma diferente para entendermos que tudo o que vemos de errado - quando olhamos para o mundo e vemos algo de errado nele - é apenas um equívoco de nossa percepção, que, atrelada aos sentidos, não é confiável.

Fiquei muito tentado a repetir o comentário feito aqui nos anos anteriores, mas algo que li recentemente me levou a mudar o comentário, voltando-o para outra linha de raciocínio, não menos importante e nem menos capaz de estimular cada um de nós a se voltar para o interior de si mesmo para buscar aquela parte que tem certeza de que não existe nenhuma separação entre Deus e nós e que, em função disto, não é possível a existência do pecado.

O que li está também no livro Onde Existe Luz, de Paramahansa Yogananda, e de, certa forma, complementa e estende o que eu já lhes ofereci dos pensamentos dele em comentários anteriores. Diz ele agora:

"Enquanto tua consciência não estiver convencida da absoluta importância de Deus, tu não O encontrarás. Não permitas que a vida te engane. (...) Os minutos são mais importantes do que os anos. Se não preencheres os minutos da tua vida com o pensar em Deus, os anos vão passar e, quando mais precisares d'Ele, talvez não consigas sentir a Sua presença. Mas se ocupares os minutos de tua vida com aspirações divinas, os anos ficarão automaticamente saturados por elas." 

Ou ainda [o que nos traz diretamente à ideia das práticas de hoje ou de duas das últimas lições]:

"Cultiva o relacionamento com Ele. É possível conhecer Deus tão bem quanto conheces teu amigo mais querido. Essa é a verdade. (...) Busca Deus por amor a Ele próprio. A percepção suprema é senti-Lo como Bem-aventurança brotando das infinitas profundezas de ti mesmo. Não anseies por visões, fenômenos espirituais, nem por experiências emocionantes. O caminho para o Divino não é um circo!" 

E, para ilustrar de forma um tanto mais poética a razão para nos voltarmos cada vez mais para o amor, deixando de lado qualquer ideia de pecado, talvez possamos nos valer de novo de um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, que já citei antes. É ele:

 "As sem-razões do amor"

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
semeado no vento, 
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

É, por isso, entre outras coisas, como eu já disse várias vezes antes, que precisamos ficar vigilantes com relação às opções que o falso eu - o ego - nos oferece como forma de mudar o mundo, como aquele amor que quer mudar o outro, em lugar de aceitá-lo exatamente como é. Que mundo queremos mudar? Que tipo de amor queremos oferecer? O Curso afirma com todas as letras: "Não há mundo"! A não ser aquele que construímos a partir de nossos pensamentos. Ou ainda não percebemos que tudo o que aparentemente vemos fora de nós é apenas a manifestação "concreta" daquilo que trazemos aqui dentro? 

É para aprender isso que praticamos.

*OBSERVAÇÃO: Entenda-se, na primeira frase da lição: a meta de chegar a Deus, de conhecê-Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário