sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tudo aquilo que procuras te procura também


LIÇÃO 108

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

1. A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois ela concilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz exceto a solução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados em um único conceito que é inteiramente verdadeiro? Mesmo este desaparecerá, porque o Pensamento por detrás dele aparecerá como uma alternativa para tomar seu lugar. E agora tu ficas em paz para sempre, pois o sonho acaba assim.

2. A luz verdadeira que torna possível a visão não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que se tornou tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E, deste modo, o que é o mesmo é visto como único, enquanto que aquilo que não é o mesmo permanece não percebido, pois não existe.

3. Esta é a luz que não apresenta nenhum oposto e a visão, por estar curada, tem poder para curar. Esta é a luz que leva tua paz de espírito a outras mentes, para compartilhá-la e ficar contente que elas sejam uma só contigo e consigo mesmas. Esta é a luz que cura porque ela traz a única percepção, baseada em um único ponto de referência, do qual um só significado emerge.

4. Nisto, vê-se dar e receber como aspectos diferentes de um único Pensamento cuja verdade não depende do que se vê como primeiro, nem do que parece estar em segundo lugar. Nisto, compreende-se que ambos acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser íntegro. E nesta compreensão está a base sobre a qual se conciliam todos os opostos, porque eles são percebidos a partir do mesmo ponto de referência que unifica este Pensamento.

5. Um único Pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isto é o mesmo que dizer que uma única correção será suficiente para todas as correções, ou que perdoar inteiramente a um único irmão é suficiente para levar a salvação a todas as mentes. Pois estes são apenas casos especiais de uma única lei que se aplica a todos os tipos de aprendizado, se eles forem orientados por Aquele Que conhece a verdade.

6. Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem particular utilidade porque é algo que pode ser posto à prova muito facilmente, e ser percebido como verdadeiro. E quando este caso particular prova que sempre funciona, em qualquer circunstância em que seja posto à prova, o pensamento por detrás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de visão dual. E, a partir daí, ele se estenderá para chegar, finalmente, ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

7. Hoje, praticamos o caso específico de dar e receber. Usaremos esta lição simples a respeito do óbvio porque ela traz resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje tentaremos oferecer a paz a todos para ver quão rapidamente a paz volta para nós. Luz é tranquilidade e nesta paz a visão nos é dada e podemos ver.

8. Então, começamos os períodos de prática com a instrução para hoje e dizemos:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.
Eu vou receber o que estou dando agora.

Em seguida, fecha os olhos e pensa durante cinco minutos no que queres oferecer a todos para que seja teu. Poderias, por exemplo, dizer:

Ofereço serenidade a todos.
Ofereço paz de espírito a todos.
Ofereço mansidão a todos.

9. Dize cada uma destas frases lentamente e, em seguida, para, e espera para receber a dádiva que ofereceste. E ela virá para ti na medida em que a deste. Vais descobrir que tens o retorno exato, pois é isto que pediste. Também pode ser útil pensar em alguém a quem oferecer tuas dádivas. Ele representa os outros e, por intermédio dele, dás a todos.

10. Nossa lição muito simples para hoje te ensinará muito. Causa e efeito serão muito melhor compreendidos deste momento em diante e vamos avançar muito mais rápido agora. Pensa nos exercícios para hoje como avanços rápidos em teu aprendizado, que se torna ainda mais rápido e mais seguro cada vez que dizes, "Dar e receber são a mesma coisa na verdade".

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 108

"Dar e receber são a mesma coisa na verdade." 

Eis aí o grande desafio da lição de hoje, que pode, se aceito, nos dar a visão e permitir que vejamos a luz. Ou melhor, dizendo como a lição diz:


A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois ela concilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz exceto a solução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados em um único conceito que é inteiramente verdadeiro? Mesmo este desaparecerá, porque o Pensamento por detrás dele aparecerá como uma alternativa para tomar seu lugar. E agora tu ficas em paz para sempre, pois o sonho acaba assim.

A ideia que praticamos hoje "concilia todos os opostos aparentes". Isto é, reconhecer a verdade que há na lição de hoje e na ideia que praticamos, aceitá-la e pô-la em prática vai nos dar a paz que dura para sempre, pois ela permite que todas as ilusões que se baseiam em opostos desapareçam.


Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Não é consolador, reconfortante, tranquilizador, saber que dar é a mesma coisa que receber? Isto elimina a crença na separação, pois, como vamos ver daqui a pouco, só posso dar a mim mesmo. Do mesmo modo, só posso receber de mim mesmo. Por quê? Porque não existe nada fora de mim, conforme o Curso ensina. Isto é ver. É isto que traz a luz em que podemos ver verdadeiramente.
Ou como a diz a lição:


A luz verdadeira que torna possível a visão não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que se tornou tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E, deste modo, o que é o mesmo é visto como único, enquanto que aquilo que não é o mesmo permanece não percebido, pois não existe.

Vivemos, mesmo que não tenhamos a percepção disso, na unidade, em Deus. Movemo-nos n'Ele. Tudo o que existe de fato existe n'Ele. Só n'Ele vemos a luz, a força, o amor, a alegria, a felicidade e a paz. É em nosso estado natural de graça que podemos nos perceber e sentir filhos de Deus. Ou, como o Curso diz, "um Filho de Deus só é feliz quando sabe que está com Deus... porque [Deus] é o seu lugar". Viver a partir disto também é viver na luz.

Continuando com a lição:


Esta é a luz que não apresenta nenhum oposto e a visão, por estar curada, tem poder para curar. Esta é a luz que leva tua paz de espírito a outras mentes, para compartilhá-la e ficar contente que elas sejam uma só contigo e consigo mesmas. Esta é a luz que cura porque ela traz a única percepção, baseada em um único ponto de referência, do qual um só significado emerge.

Como diz um amigo, "a luz cura tudo", pois é só a luz que existe. É, pois, na luz que vamos perceber de forma clara que:


Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Pois dar a quem, se não há nada fora de mim? Receber de quem, se não há ninguém fora de mim, a quem pedir?

Esta ideia, como sabemos, é crucial para invertermos a crença do mundo segundo a qual perdemos tudo aquilo que damos, não é mesmo? Ela também serve para que eliminemos de forma definitiva esta distorção perceptiva, na qual se baseiam todas as negociações e relacionamentos especiais do mundo, isto é, todos aqueles relacionamentos que se baseiam no sistema de pensamento do ego, o falso eu. E serve também para nos livrar de todo e qualquer medo da perda ou da escassez.

À luz do que a lição nos oferece hoje:


... vê-se dar e receber como aspectos diferentes de um único Pensamento cuja verdade não depende do que se vê como primeiro, nem do que parece estar em segundo lugar... compreende-se que ambos [dar e receber] acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser íntegro. E nesta compreensão está a base sobre a qual se conciliam todos os opostos, porque eles são percebidos a partir do mesmo ponto de referência que unifica este Pensamento.

É esta ideia que, praticada de modo honesto e sincero, e aplicada a nossa experiência diária, vai nos dar os meios para nos libertarmos de todo e qualquer apego, ao nos oferecer a base e o fundamento para acreditarmos que, na verdade, só temos de fato aquilo que damos. O que é o mesmo que dizer:


Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Mais ainda, dar e receber são, como a lição diz, "aspectos diferentes de um único Pensamento". Um Pensamento para o qual não existem ordem de dificuldades, pois sua verdade não depende daquilo que aparentemente se vê por primeiro, nem do que parece vir em segundo, terceiro, e assim por diante, É, pois, a partir deste Pensamento único que podemos deixar de ter qualquer preocupação com o que parece que temos ou com o que parece que não temos [na verdade, o Curso ensina que só temos, de fato, aquilo que damos]. O Pensamento nos permite, então, perceber que temos tudo. E que, por isso, podemos dar tudo. Pois tudo o que dermos é o que vamos receber de volta. Multiplicado vezes sem conta.

O que queres? Pensa a respeito disso por um instante. E lembra-te de que só te falta aquilo que não dás.

E que Pensamento único é este e para que Ele server? É a lição que explica:


Um único Pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isto é o mesmo que dizer que uma única correção será suficiente para todas as correções, ou que perdoar inteiramente a um único irmão é suficiente para levar a salvação a todas as mentes. Pois estes são apenas casos especiais de uma única lei que se aplica a todos os tipos de aprendizado, se eles forem orientados por Aquele Que conhece a verdade.

E mais:


Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem particular utilidade porque é algo que pode ser posto à prova muito facilmente, e ser percebido como verdadeiro. E quando este caso particular prova que sempre funciona, em qualquer circunstância em que seja posto à prova, o pensamento por detrás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de visão dual. E, a partir daí, ele se estenderá para chegar, finalmente, ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

E como se põe isto à prova? Ora, simples, simples. Basta experimentar oferecer a alguém aquilo que queres receber. Qual é o teu desejo mais profundo? Paz, amor, alegria, sucesso, dinheiro, felicidade..., seja o que for, experimenta dar a outro aquilo que escolheres como o mais importante. Nem vai ser preciso esperar muito para perceberes que aquilo que deste é o que vai bater a tua porta - tudo aquilo que procuras te procura. Mas, atenção, isto também vale para aquelas coisas que classificas como negativas. Se as ofereceres, com certeza é o que receberás em abundância do mesmo modo.


Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

É isto que praticamos com a lição de hoje. Vejamos:


Hoje, praticamos o caso específico de dar e receber. Usaremos esta lição simples a respeito do óbvio porque ela traz resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje tentaremos oferecer a paz a todos para ver quão rapidamente a paz volta para nós. Luz é tranquilidade e nesta paz a visão nos é dada e podemos ver.

O restante da lição traz as instruções específicas a respeito da forma de praticar. Se nos pusermos atentos e seguirmos as orientações que recebemos, vamos, com certeza, obter de forma rápida e tranquila a comprovação da verdade que há por detrás das palavras que a lição oferece hoje e reconheceremos o milagre que ela nos dá e o aceitaremos prontamente porque acolhemos a verdade e sabemos que a verdade corrige todos os erros em nossas mentes.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário