domingo, 6 de abril de 2014

Para desaprendermos o que mundo nos ensina


LIÇÃO 96

A salvação vem de meu Ser único.

1. Embora sejas um Ser único, tu te experimentas como dois; tanto bom quanto mau, amoroso e detestável, mente e corpo. Esta sensação de estar dividido em opostos induz a sentimentos de conflito intenso e constante, e leva a tentativas desvairadas de conciliar os aspectos contraditórios desta percepção de ti mesmo. Tu buscas muitas soluções e nenhuma delas funciona. Os opostos que vês em ti jamais serão compatíveis. Existe apenas um.

2. Se quiseres ser salvo, tens de aceitar o fato de que não é possível conciliar verdade e ilusão, não importa o quanto tentes, o meio que uses e onde vês o problema. Até aceitares isto buscarás uma lista infinita de metas que não podes alcançar; uma série inútil de gastos de tempo e esforço, esperança e dúvida, cada uma tão vazia quanto a anterior e tão diferente quanto a próxima certamente será.

3. Não é possível resolver problemas que não têm significado dentro da estrutura na qual se apresentam. Não se pode resolver dois seres em conflito, e bem e mal não têm nenhum ponto de convergência. O ser que fizeste não pode jamais ser teu Ser, tampouco teu Ser pode estar dividido em dois e ainda ser o que Ele é e tem de ser eternamente. Uma mente e um corpo não podem existir igualmente. Não faças nenhuma tentativa de conciliar os dois, pois um nega que o outro possa ser verdadeiro. Se tu és físico, tua mente desaparece de teu auto-conceito, pois não há nenhum lugar em que ela possa realmente ser parte de ti. Se és espírito, então, o corpo tem de ser sem significado para a tua realidade.

4. O espírito faz uso da mente como meio para achar a expressão de seu Ser. E a mente que serve ao espírito está em paz e plena de alegria. O poder dela vem do espírito e ela está cumprindo sua função aqui alegremente. Todavia, a mente também pode se ver separada do espírito e se perceber dentro de um corpo que ela confunde consigo mesma. Sem sua função, então, ela não tem nenhuma paz e a felicidade é estranha a seus pensamentos.

5. Porém, a mente, separada do espírito, não pode pensar. Ela nega sua Fonte de poder e se vê desamparada, limitada e fraca. Dissociada de sua função agora, ela pensa que está sozinha e separada, atacada por exércitos reunidos em massa contra ela, e escondida no amparo frágil do corpo. Agora ela tem de conciliar o desigual com o igual, porque é para isto que ela pensa que serve.

6. Não desperdices mais tempo com isto. Quem pode resolver os conflitos absurdos que um sonho apresenta? O que poderia significar a solução na verdade? A que propósito ela poderia servir? Para que ela serve? A salvação não pode tornar as ilusões reais, tampouco resolver um problema que não existe. Talvez esperes que ela possa. No entanto, quererias que o plano de Deus para a liberação de Seu Filho querido lhe trouxesse dor e deixasse de libertá-lo?

7. Teu Ser conserva Seus Pensamentos e eles permanecem em tua mente e na Mente de Deus. O Espírito Santo mantém a salvação em tua mente e lhe oferece o caminho para a paz. A salvação é um pensamento que compartilhas com Deus, porque a Voz d'Ele a aceitou para ti e respondeu em teu nome que ela se realizou. Deste modo a salvação se mantém entre os Pensamentos que teu Ser preza e acalenta para ti.

8. Hoje, tentaremos descobrir este pensamento, cuja presença em tua mente é garantida por Aquele Que te fala a partir de teu Ser único. Nossos cinco minutos de prática por hora serão uma busca por Ele dentro de tua mente. A salvação vem deste Ser único por meio d'Aquele Que é a Ponte entre tua mente e Ele. Espera pacientemente e deixa que Ele te fale a respeito de teu Ser e do que tua mente pode fazer, devolvida a Ele e livre para atender a Vontade d'Ele.

9. Começa dizendo isto:

A salvação vem do meu Ser único. Os Pensamentos
d'Ele são meus para eu utilizar.

Em seguida, busca os Pensamentos d'Ele e os reivindica como teus. Estes são teus próprios pensamentos verdadeiros que negaste e deixaste tua mente se desviar em um mundo de sonhos, para achar ilusões no lugar deles. Eis aqui teus pensamentos, os únicos que tens. A salvação está entre eles; acha-a aí.

10. Se fores bem-sucedido, os pensamentos que vierem a ti te dirão que estás salvo e que tua mente achou a função que ela buscava perder. Teu Ser lhe dará as boas vindas e lhe dará a paz. Restabelecida em força, ela fluirá mais uma vez de espírito para espírito em todas as coisas criadas pelo Espírito como Ele Mesmo. Tua mente abençoará todas as coisas. Finda a confusão, tu estás restabelecido, porque encontraste teu Ser.

11. Teu Ser sabe que não podes falhar hoje. Talvez tua mente ainda permaneça insegura por breve tempo. Não desanimes por isto. Teu Ser guardará para ti a alegria que Ele experimenta e ela ainda será tua em plena consciência. Toda vez que passares cinco minutos de cada hora buscando por Aquele Que une tua mente e Ser, ofereces a Ele mais um tesouro a ser guardado para ti.

12. Hoje, cada vez que disseres a tua mente desvairada que a salvação vem do teu Ser único, depositas mais um tesouro em teu suprimento crescente. E ele é dado inteiro a qualquer um que o peça e que queira aceitar a dádiva. Pensa, então, no quanto te é oferecido para dar neste dia, a fim de que te seja dado.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 96

"A salvação vem do meu Ser único."

Neste domingo, dia 6 de abril, depois de termos aprendido ontem que somos, em e com o Criador, um Ser único, o Curso complementa o ensinamento, ampliando-o e estendendo-o para  informar que nossa salvação vem deste Ser único, que cada um de nós é em e com Deus, que é incompleto sem cada um de nós, e ao qual devemos ser fieis, sinceros e honestos.

Como já aprendemos com a ideia da lição 70, Minha salvação vem de mim. Uma vez que, de acordo com o que o Curso ensina, não há nada fora de mim. como pensar, então, em um Deus externo? Como pensar que a salvação pode vir de algum outro lugar que não de mim mesmo? E, se ela vem de mim, ela só pode vir do Ser único que sou, unido ao meu Criador. E se me acredito um Ser único, unido ao meu Criador,

A salvação vem do meu Ser único.

É por isso, acredito, que já não pode mais ser muito difícil praticar uma ideia que, de certo modo, complementa aquela, dando-lhe uma Fonte de força que permite que nos acreditemos portadores da salvação. Tampouco há elementos para se duvidar da ideia que vamos praticar hoje, uma vez que é, de fato, necessário que sejamos um Ser único, em harmonia com o Criador, para que a salvação possa depender apenas de nós.

Ou, lembrando o que nos diz João Guimarães Rosa a certa altura em seu livro Grande Sertão: Veredas: "Mas minha alma tem de ser de Deus: senão como é que ela podia ser minha?"

Não lhes parece, pois, que, se toda nossa busca neste mundo se resume à necessidade de descobrir - ou melhor dizendo, lembrar - o que somos, então, não há nada melhor do que praticar esta ideia, que, além de nos ensinar isto, ainda nos mostra como alcançar em nós mesmos a Fonte que pode nos salvar e ao mundo inteiro?

A salvação vem do meu Ser único.

E o que nos impede de perceber de forma clara a verdade eterna que há nas palavras que traz a lição de hoje? 

O seguinte, conforme a lição diz logo no início: 

Embora sejas um Ser único, tu te experimentas como dois; tanto bom quanto mau, amoroso e detestável, mente e corpo. Esta sensação de estar dividido em opostos induz a sentimentos de conflito intenso e constante, e leva a tentativas desvairadas de conciliar os aspectos contraditórios desta percepção de ti mesmo. Tu buscas muitas soluções e nenhuma delas funciona. Os opostos que vês em ti jamais serão compatíveis. Existe apenas um. 

O que nos impede de nos salvarmos e de vermos um mundo perdoado, em que todos ainda são como Deus criou? 

A vontade do ego e de seu sistema de pensamento, que busca nos convencer de que há alguma verdade na ilusão, que, mais dia, menos dia, vamos ser capazes de descobrir a verdade a partir da ilusão. Vejamos o que a lição diz a respeito:

Se quiseres ser salvo, tens de aceitar o fato de que não é possível conciliar verdade e ilusão, não importa o quanto tentes, o meio que uses e onde vês o problema. Até aceitares isto buscarás uma lista infinita de metas que não podes alcançar; uma série inútil de gastos de tempo e esforço, esperança e dúvida, cada uma tão vazia quanto a anterior e tão diferente quanto a próxima certamente será. 

Além disso, como já vimos em lições anteriores, o mundo nos mostra uma quantidade aparentemente infinita de problemas para os quais precisamos encontrar solução. No entanto, todos os problemas tem origem num único equívoco: a crença na separação. Que fazer, então? Eis o que a lição apresenta:

Não é possível resolver problemas que não têm significado dentro da estrutura na qual se apresentam. Não se pode resolver dois seres em conflito, e bem e mal não têm nenhum ponto de convergência. O ser que fizeste não pode jamais ser teu Ser, tampouco teu Ser pode estar dividido em dois e ainda ser o que Ele é e tem de ser eternamente. Uma mente e um corpo não podem existir igualmente. Não faças nenhuma tentativa de conciliar os dois, pois um nega que o outro possa ser verdadeiro. Se tu és físico, tua mente desaparece de teu auto-conceito, pois não há nenhum lugar em que ela possa realmente ser parte de ti. Se és espírito, então, o corpo tem de ser sem significado para a tua realidade. 

O que as lições nos oferecem, na prática, é a possibilidade concreta de voltarmos ao contato com o Ser, com o espírito em nós mesmos, com nossa Identidade verdadeira, a partir do abandono do sistema de pensamento do mundo. Isto é, como o Curso nos propõe, as lições - as 220 da primeira parte - vão nos fazer desaprender tudo o que o mundo nos ensinou para nos fazer crer na separação. É para isto que precisamos seguir o restante das instruções que a lição traz para este dia, na certeza de que temos um encontro com a alegria, que é o estado natural do Filho de Deus, e com a verdade a respeito de nós mesmos, que é o que vai nos dar a paz infinita.

Às práticas?

Um comentário:

  1. Rudolf Steiner
    "Quando vejo o sol, agradeço ao espírito de Deus,
    Quando uso as mãos, vive em mim a alma de Deus.
    Quando dou um passo, caminha em mim a vontade de Deus.
    E quando vejo um ser humano, vive nele a alma de Deus.
    Assim mesmo vive ela,
    No pai e na mãe,
    No animal e na flor,
    Na árvore e na pedra.
    Nenhum temor pode me alcançar,
    Quando agradeço ao espírito de Deus,
    Quando vivo na alma de Deus,
    Quando caminho com a vontade de Deus

    ResponderExcluir