sábado, 12 de abril de 2014

Este mundo não passa de uma invenção do ego


LIÇÃO 102

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

1. Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento compra alguma coisa para ti e ainda podes acreditar que ele compra o que tu queres para ti. Mas agora esta crença está certamente abalada, pelo menos o suficiente para permitir que a questiones e para que suspeites que ela realmente não faz sentido. Ela ainda não desapareceu, mas faltam-lhe as raízes que outrora a ligavam firmemente à escuridão e escondiam os lugares secretos de tua mente.

2. Hoje tentamos afrouxar ainda mais seu controle enfraquecido e perceber de forma clara que a dor é sem sentido, não tem uma razão e não tem nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente nada. Ela não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece não existe, como ela mesma. És escravo do nada. Liberta-te hoje para te unires à Vontade feliz de Deus.

3. Continuaremos, por vários dias, a dedicar nossos períodos de prática a exercícios planejados para te ajudar a alcançar a felicidade que a Vontade de Deus colocou em ti. Aqui é o teu lar e aqui está tua segurança. Aqui está tua paz e aqui não existe nenhum medo. Aqui está a salvação. Aqui, enfim, está o descanso.

4. Começa teus períodos de prática hoje com esta aceitação da Vontade de Deus para ti:

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade
para mim e a aceito agora como minha função.

Em seguida, busca esta função no fundo de tua mente, pois ela está lá, esperando apenas tua escolha. Não podes deixar de encontrá-la, quando aprenderes que ela é tua escolha e que compartilhas a Vontade de Deus.

5. Sê feliz, pois tua única função aqui é a felicidade. Tu não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destas pausas de cinco minutos a cada hora, para com frequência hoje para dizer a ti mesmo que agora aceitas a felicidade como tua única função. E fica certo de que, ao fazê-lo, te unes à Vontade de Deus.

*

COMENTÁRIO: 

Explorando a LIÇÃO 102

"Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim."

Compartilho? Compartilhas? Compartilhamos?

Vale repetir todas as perguntas que fiz no comentário à lição de ontem. Para que pensemos, para que reflitamos. Não é bem verdade que se, de fato, compartilhássemos a Vontade de Deus de felicidade perfeita para nós, seríamos todos felizes o tempo inteiro?

Quem se considera feliz o tempo todo? Na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na dor, no sofrimento, na pobreza e na riqueza, na presença da morte? Quem?

Quando não estamos vivendo a alegria inteiramente, já nos afastamos da condição natural de filhos de Deus e experimentamos os resultados da crença na separação.

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

A lição que praticamos hoje traz mais uma oportunidade de escolhermos de modo diferente, de tomarmos a decisão de ver de modo diferente, de reconhecer que ainda somos como Deus nos criou, e de aceitar que a Vontade d'Ele e a nossa são a mesma: a felicidade perfeita.

Ela começa por nos chamar a atenção para o fato de que:

Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento compra alguma coisa para ti e ainda podes acreditar que ele compra o que tu queres para ti. Mas agora esta crença está certamente abalada, pelo menos o suficiente para permitir que a questiones e para que suspeites que ela realmente não faz sentido. Ela ainda não desapareceu, mas faltam-lhe as raízes que outrora a ligavam firmemente à escuridão e escondiam os lugares secretos de tua mente.

Ninguém quer sofrer. Por que, em geral, todos sofremos, então? Não será porque ainda não nos decidimos a abandonar a crença na separação? Não será porque ainda acreditamos que o mundo, este mundo que é pura ilusão, pode nos dar alguma coisa que dure para sempre, que ele tenha alguma coisa que possa nos trazer a felicidade?

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

O mundo, este mundo, não foi criado por Deus. Por mais incrível que isto pareça, esta ideia é fundamental para se entender o ensinamento do Curso. Este é um mundo criado, melhor seria dizer inventado, pelo ego, desde o momento em que ele se acreditou separado de Deus. E para provar sua existência o ego precisa que acreditemos no valor do mundo, no valor do sacrifício, do julgamento e da dor.

Não é bem isso que a lição pede que pratiquemos, quando nos aconselha a tentarmos afrouxar ainda mais o controle da crença no sofrimento e na dor. Vejamos:

Hoje tentamos afrouxar ainda mais seu controle enfraquecido e perceber de forma clara que a dor é sem sentido, não tem uma razão e não tem nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente nada. Ela não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece não existe, como ela mesma. És escravo do nada. Liberta-te hoje para te unires à Vontade feliz de Deus.

As orientações que a lição traz em seguida servem para conduzir nossas práticas, neste e nos próximos dias, na direção da felicidade que Deus quer para nós. Por isso é importante afirmar sempre que possível, sempre que lembrarmos:

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

É também importante que nos lembremos de que nossa função e nossa felicidade são a mesma coisa. É também por esta razão que a lição termina por nos dizer:

Sê feliz, pois tua única função aqui é a felicidade. Tu não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destas pausas de cinco minutos a cada hora, para com frequência hoje para dizer a ti mesmo que agora aceitas a felicidade como tua única função. E fica certo de que, ao fazê-lo, te unes à Vontade de Deus.

Afinal, como o Curso pergunta a certa altura, "o que queres: ter razão ou ser feliz"? Como sabemos, pelos resultados que temos e pelas experiências que se apresentam a nós dia após dia, distraídos de nós mesmos e vivendo o transe das escolhas que o sistema de pensamento do ego nos oferece, buscamos ter razão, mesmo, às vezes, às custas de nossa alegria, de nossa felicidade e de nossa paz.

Não será isto um exemplo de insanidade?

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

Aceitemos a verdade eterna que há nas palavras que a lição nos oferece para as práticas hoje. Preparemo-nos para receber o milagre que ela reserva a cada um de nós, renunciando à dor, ao sofrimento, ao sacrifício e a tudo o que nos oferece o ego que só quer nossa morte.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário