quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Criação acontece quando nos voltamos para Deus


LIÇÃO 113

Para revisão pela manhã e à noite:

1. (95) Eu sou um Ser único unido ao meu Criador.

A serenidade e a paz perfeitas são minhas agora,
porque sou um Ser único, completamente íntegro,
em unidade com toda a criação e com Deus.

2. (96) A salvação vem de meu Ser único.

De meu Ser único, Cujo conhecimento ainda permanece
em minha mente, vejo o plano perfeito de Deus para a
minha salvação realizado de forma completa.

3. Para a hora:
Eu sou um Ser único unido ao meu Criador.

Para a meia hora:
A salvação vem de meu Ser único.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 113

Continuemos as práticas de revisão das lições, entregando-nos ao espírito e abrindo-nos para ouvir a Voz que fala por Deus no interior de nós mesmos.

Revisamos cada uma das ideias das práticas recentes para reforçar o aprendizado acerca de nós mesmos, do que somos, na verdade, e para tomarmos consciência de nossa unidade com Deus, nosso Criador. Isto é, para termos bem claro que a 'separação' de cuja veracidade o ego tenta nos convencer nunca existiu.

Sabemos, assim, que é no reconhecimento e na aceitação da unidade com tudo e com todos e no abandono da crença em uma separação que nunca existiu, não existe e não existirá jamais, que podemos compreender o plano de Deus para a salvação e assumir o compromisso de cumprir nosso papel, sem o qual a salvação não pode se realizar.

É para isso que o Curso nos oferece as práticas e as revisões das ideias a cada passo. Pois é essencial  que  reconheçamos nosso Ser único, unido ao Criador e à criação toda, para a salvação se realize. 

Pratiquemos, pois, a salvação, em primeiro lugar para nós mesmos. E ela há de vir, de nós, para nós mesmos e para o mundo inteiro. 

Aproveitemos ainda para dar uma espiada no comentário [fiz uma pequenas edições] feito para esta lição no ano passado, por nossa colega Cida Guimarães, como forma de aprofundar nossas práticas.

Disse ela: 

"É importante ler os textos inteiros referentes as revisões pois eles, em si mesmos, já são uma verdadeira oração. Gostei quando, na lição 95 [o Curso] pede para dizer de modo lento e refletido, tentando deixar que o significado das palavras "afunde" em nossa mente substituindo idéias falsas. 

"Esta é a sensação que eu tenho: repetir tantas vezes até que fique impressionado (registrado) [impresso] em nosso DNA essas verdades. As lições citam várias vezes "Aquele Que te fala ou Aquele Que une a tua mente ao teu Ser. O livro refere-se a Deus ou ao Espírito Santo ou ao Nosso aspecto na dimensão divina? Conforme vamos repetindo as lições, sinto que portas vão abrindo-se para uma maior aceitação sobre a grandeza do nosso Ser." 

Como  há um ponto de interrogação em relação à fala de Cida a respeito d'Aquele Que te fala ou d'Aquele Que une tua mente, questionando se Aquele seria Deus ou o Espírito Santo, acho importante lembrar aqui que, em geral, o Curso se refere à Voz por Deus, ou ao Espírito Santo, como Aquele Que nos fala a partir de nosso próprio Ser. 

Mas é importante lembrar sempre que todas as expressões tais como Deus, o Companheiro, o Espírito Santo, o Amigo, o Cristo, entre outras que aparecem com iniciais maiúsculas se referem sempre Àquilo que é verdadeiro em cada um de nós, dentro de cada um de nós. Isto é, estamos sempre tratando com Algo que, mesmo quando não temos consciência dele, está no interior de cada um de nós e que é sempre a manifestação do divino em nós. 

Mais ainda, como as ideias que revisamos hoje, só podemos ser um Ser único unidos ao Criador. Quer dizer, não há nunca nenhuma separação entre o Criador e a criatura, embora possamos pensar que há, a partir da orientação do falso eu em nós. A Criação acontece vez que unimos nosso pensamento aos Pensamentos que Deus compartilha conosco. E é sempre nova. E quer sempre que vivamos a alegria e a paz completas e perfeitas. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário