domingo, 16 de março de 2014

Perdoando o mundo, verás tua própria inocência


LIÇÃO 75

A luz veio.

1. A luz veio. Estás curado e podes curar. A luz veio. Estás salvo e podes salvar. Estás em paz e levas a paz contigo aonde fores. As trevas e a desordem e a morte desapareceram. A luz veio.

2. Hoje celebramos o final feliz de teu longo sonho de desventura. Não há nenhum sonho mau agora. A luz veio. Hoje começa o tempo da luz para ti e para todos. É uma nova era na qual nasce um novo mundo. O velho, em sua passagem, não deixa nenhum vestígio sobre ele. Hoje vemos um mundo diferente, porque a luz veio.

3. Nossos exercícios para hoje serão exercícios felizes, nos quais damos graças pela passagem do velho e pelo começo do novo. Não fica nenhuma sombra do passado para escurecer nossa vista e esconder o mundo que o perdão nos oferece. Hoje aceitaremos o mundo novo como aquilo que queremos ver. O que desejamos nos será dado. Queremos ver a luz; a luz veio.

4. Nossos períodos de prática mais longos serão dedicados a olhar para o mundo que nosso perdão nos mostra. É isto que queremos ver, e apenas isto. Nosso propósito sincero torna nossa meta inevitável. Hoje, finalmente, o mundo verdadeiro se ergue diante de nós em alegria para ser visto. A visão nos é dada, agora que a luz veio.

5. Não queremos ver a sombra do ego sobre o mundo hoje. Vemos a luz e, nela, vemos o reflexo do Céu se estender sobre o mundo. Começa os períodos de prática mais longos dando a ti mesmo as boas novas de tua liberação:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

6. Não te demores no passado hoje. Mantém uma mente aberta por completo, livre de todas as ideias do passado e limpa de toda noção que inventas. Tu perdoas o mundo hoje. Agora podes olhar para ele como se nunca o tivesses visto antes. Tu ainda não sabes com que ele se parece. Esperas apenas que ele te seja apresentado. Enquanto esperas, repete várias vezes, devagar e com toda a paciência:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

7. Percebe claramente que teu perdão te dá direito à visão. Compreende que o Espírito Santo nunca deixa de oferecer a dádiva da visão aos misericordiosos. Acredita que Ele não te abandonará agora. Perdoas o mundo. Ele ficará contigo enquanto vigias e esperas. Ele te mostrará o que a visão verdadeira vê. É Sua Vontade e tu te uniste a Ele. Espera pacientemente por Ele. Ele virá. A luz veio. Tu perdoas o mundo.

8. Dize-Lhe que tu sabes que não podes falhar porque confias n'Ele. E dize a ti mesmo que esperas na certeza de olhar para o mundo que Ele te prometeu. A partir deste momento verás de modo diferente. Hoje a luz veio. E tu verás o mundo que te foi prometido desde o início do tempo e no qual o fim do tempo está garantido.

9. Os períodos de prática mais breves também serão lembretes alegres de tua liberação. Lembra-te a cada quinze minutos mais ou menos de que hoje é um tempo de celebração especial. Dá graças pela misericórdia e pelo Amor de Deus. Regozija-te no poder do perdão para curar tua visão completamente. Confia que há um novo início neste dia. Sem as trevas do passado sobre teus olhos, não podes deixar de ver hoje. E o que vires será tão bem-vindo que estenderás o presente para sempre com alegria.

10. Dize então:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Caso sejas tentado, dize a qualquer um que pareça te empurrar de volta à escuridão:

A luz veio. Eu te perdoo.

11. Dedicamos este dia à serenidade na qual Deus quer que tu estejas. Mantém-na na consciência de ti mesmo para vê-la em todos os lugares hoje, enquanto celebramos o começo de tua visão e a vista do mundo verdadeiro, que chega para substituir o mundo não-perdoado que pensavas ser verdadeiro.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 75

"A luz veio."

Como já sabemos, tudo o que somos é luz. Tudo o que existe, na verdade, é apenas luz. Ou energia em forma de luz. É claro que mesmo a ciência dos homens já descobriu isso também. E diz, entre outras coisas, que é nossa a escolha vê-la em sua forma original, isto é na forma de luz, ou transformá-la ilusoriamente em matéria.

Isto significa dizer, como também já sabemos, e como o Curso ensina que o mundo é apenas uma projeção de nossa vontade, de nossos desejos. Ele sempre nos mostra aquilo que queremos ver. Quando o vemos a partir do Eu, o Ser, que é a verdade a nosso respeito, vemos o mundo apenas como neutro e sabemos que não há nada de valor nele. 

No entanto, quando nos deixamos influenciar pelo modo de ver do ego - o falso eu, ou a imagem que fazemos de nós mesmos a partir da crença na separação -, o mundo nos parece ter alguma coisa de valor e nos identificamos com a matéria e damos realidade aos corpos e às coisas que vemos a partir da projeção equivocada de nossos desejos conflitantes. 

É disso que a luz quer nos curar, de acordo com a lição que praticamos hoje, e que começa assim:

A luz veio. Estás curado e podes curar. A luz veio. Estás salvo e podes salvar. Estás em paz e levas a paz contigo aonde fores. As trevas e a desordem e a morte desapareceram. A luz veio.

Hoje celebramos o final feliz de teu longo sonho de desventura. Não há nenhum sonho mau agora. A luz veio. Hoje começa o tempo da luz para ti e para todos. É uma nova era na qual nasce um novo mundo. O velho, em sua passagem, não deixa nenhum vestígio sobre ele. Hoje vemos um mundo diferente, porque a luz veio.

Eis aí o desafio e o milagre que a lição nos oferece hoje.

O desafio está em nos abrirmos para a luz que cura nossa percepção equivocada e nos devolve a alegria e a paz há tanto tempo perdidas.

Como fazer para aproveitarmos melhor tudo o que a lição tem a nos dar neste dia? Com as práticas, é claro. São elas que vão nos fazer perceber que, de fato:

A luz veio.

E que, curados, podemos também curar. Basta que façamos o seguinte:

Nossos exercícios para hoje serão exercícios felizes, nos quais damos graças pela passagem do velho e pelo começo do novo. Não fica nenhuma sombra do passado para escurecer nossa vista e esconder o mundo que o perdão nos oferece. Hoje aceitaremos o mundo novo como aquilo que queremos ver. O que desejamos nos será dado. Queremos ver a luz; a luz veio.

Nossos períodos de prática mais longos serão dedicados a olhar para o mundo que nosso perdão nos mostra. É isto que queremos ver, e apenas isto. Nosso propósito sincero torna nossa meta inevitável. Hoje, finalmente, o mundo verdadeiro se ergue diante de nós em alegria para ser visto. A visão nos é dada, agora que a luz veio.

O mundo que o perdão nos mostra é um mundo muito diferente daquele que vemos pelos olhos do corpo. É um mundo de luz. E o que a luz pode fazer? O que a luz faz?

A luz pode fazer tudo e, de fato, a luz faz tudo para nos oferecer a visão límpida e cristalina daquilo que somos na verdade. É ela que afasta do mundo todas as trevas que se apresentam pelo julgamento e faz dissipar para sempre a escuridão em que o ego busca nos manter mergulhados. Impedindo-nos de nos aproximarmos de nossa Fonte, o que o faria desaparecer para sempre.

E é disso que a lição nos lembra a seguir:

Não queremos ver a sombra do ego sobre o mundo hoje. Vemos a luz e, nela, vemos o reflexo do Céu se estender sobre o mundo. Começa os períodos de prática mais longos dando a ti mesmo as boas novas de tua liberação:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Não te demores no passado hoje. Mantém uma mente aberta por completo, livre de todas as ideias do passado e limpa de toda noção que inventas. Tu perdoas o mundo hoje. Agora podes olhar para ele como se nunca o tivesses visto antes. Tu ainda não sabes com que ele se parece. Esperas apenas que ele te seja apresentado. Enquanto esperas, repete várias vezes, devagar e com toda a paciência:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Pois a luz nos permite viver o perdão. E depois do perdão que damos a nós mesmos e ao mundo podemos ver nossa própria inocência e pureza. Ver que ainda somos como Deus nos criou e que nada pode nos separar d'Ele ou de nós mesmos, ou daquilo que somos. É a luz que nos devolve a visão e nos permite ver que o mundo, por ser neutro, é inocente. Por isto podemos perdoá-lo e vê-lo como, de fato, é. Ao perdoar o mundo, perdoamos tudo o que há nele, que é apenas o reflexo daquilo mesmo que somos. E toda a ilusão se vai. Pois.


A luz veio.

E como a luz veio, podemos perceber claramente nosso direito ao perdão. E, ao recebê-lo para nós mesmos, nós também o recebemos para podermos oferecê-lo a todos e a tudo. Como a lição também ensina:

Percebe claramente que teu perdão te dá direito à visão. Compreende que o Espírito Santo nunca deixa de oferecer a dádiva da visão aos misericordiosos. Acredita que Ele não te abandonará agora. Perdoas o mundo. Ele ficará contigo enquanto vigias e esperas. Ele te mostrará o que a visão verdadeira vê. É Sua Vontade e tu te uniste a Ele. Espera pacientemente por Ele. Ele virá. A luz veio. Tu perdoas o mundo.

Dize-Lhe que tu sabes que não podes falhar porque confias n'Ele. E dize a ti mesmo que esperas na certeza de olhar para o mundo que Ele te prometeu. A partir deste momento verás de modo diferente. Hoje a luz veio. E tu verás o mundo que te foi prometido desde o início do tempo e no qual o fim do tempo está garantido.  

Agora, as práticas já nos deixam mais leves, podemos sentir os efeitos da luz, da visão que é a dádiva que ela traz e do perdão que ela nos convida a aceitar e que já aceitamos.

Assim:

Os períodos de prática mais breves também serão lembretes alegres de tua liberação. Lembra-te a cada quinze minutos mais ou menos de que hoje é um tempo de celebração especial. Dá graças pela misericórdia e pelo Amor de Deus. Regozija-te no poder do perdão para curar tua visão completamente. Confia que há um novo início neste dia. Sem as trevas do passado sobre teus olhos, não podes deixar de ver hoje. E o que vires será tão bem-vindo que estenderás o presente para sempre com alegria.

Dize então:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Caso sejas tentado, dize a qualquer um que pareça te empurrar de volta à escuridão:

A luz veio. Eu te perdoo.

Resta-nos apenas dar graças pelo milagres que vem com a luz. Que tal aproveitar, então, para oferecer a luz que somos ao mundo todo, juntamente com o perdão e a visão que ela traz?

É a isso que a lição nos convida:

Dedicamos este dia à serenidade na qual Deus quer que tu estejas. Mantém-na na consciência de ti mesmo para vê-la em todos os lugares hoje, enquanto celebramos o começo de tua visão e a vista do mundo verdadeiro, que chega para substituir o mundo não-perdoado que pensavas ser verdadeiro.


A luz veio.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário