quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para afinar nossa sintonia com a Presença do Divino


LIÇÃO 29

Deus está em tudo o que vejo.

1. A ideia para hoje explica por que tu podes ver todo o propósito em todas as coisas. Ela explica por que nada está separado, por si mesmo ou em si mesmo. E explica por que nada do que vês significa coisa alguma. De fato, ela explica cada ideia que usamos até agora e também todas as subsequentes. A ideia de hoje é a base total para a visão.

2. É provável que aches esta ideia muito difícil de apreender a esta altura. Podes achá-la tola, irreverente, absurda, engraçada e até mesmo repreensível. Deus certamente não está em uma mesa, por exemplo, da forma como tu a vês. No entanto, enfatizamos ontem que a mesa compartilha o propósito do universo. E aquilo que compartilha o propósito do universo compartilha o propósito de seu Criador.

3. Tenta, então, hoje, começar a aprender como olhar para todas as coisas com amor, gratidão e receptividade. Tu não as vês agora. Queres saber o que há nelas? Nada é como te parece. Seu propósito sagrado está além de teu pequeno alcance. Quando a visão te mostrar a santidade que anima o mundo compreenderás perfeitamente a ideia de hoje. E não compreenderás como pudeste alguma vez achá-la difícil.

4. Nossos seis períodos de prática de dois minutos para hoje devem seguir um padrão agora familiar. Começa com a repetição da ideia para ti mesmo e, em seguida, aplica-a a sujeitos escolhidos aleatoriamente a tua volta, citando cada um de forma específica. Tenta evitar a tendência a uma seleção auto-direcionada, que pode ser particularmente tentadora em relação à ideia de hoje em razão de sua natureza completamente inusitada. Lembra-te de que qualquer ordem que estabeleças é igualmente estranha à realidade.

5. Por isso, tua lista de sujeitos deve ser tão livre de tua seleção pessoal quanto possível. Por exemplo, uma lista adequada poderia incluir: 

Deus está neste cabide.
Deus está nesta revista.
Deus está neste dedo.
Deus está nesta lâmpada.
Deus está naquele corpo.
Deus está naquela porta.
Deus está naquele cesto de lixo.

Além dos períodos de prática estabelecidos, repete a ideia para hoje pelo menos uma vez por hora, olhando lentamente a tua volta enquanto, sem pressa, dizes as palavras para ti mesmo. Pelo menos uma ou duas vezes, deves experimentar uma sensação de tranquilidade enquanto fazes isso. 

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 29

Onde está Deus? As antigas lições de catecismo ensinavam que Deus está no Céu, na terra e em todos os lugares. Mas esqueciam de dizer que Deus está dentro de cada um, que Deus é o que cada um de nós é, na verdade. Quem sabe a lição que praticamos hoje possa nos devolver a consciência de nossa unidade ao divino? Vamos a ela?


"Deus está em tudo o que vejo."

E se não vemos assim é porque não vemos de fato. Construímos imagens. Acessamos memórias do passado e não somos capazes de perceber por que razão não compreendemos nada do que vemos, ou não sabemos para que serve coisa alguma. Ou não é disso que trataram as lições anteriores relacionadas à visão? Dizer: Eu estou decidido a ver, como o Curso sugeriu, é reconhecer que verdadeiramente não vejo.

A lição de hoje começa por dizer que:

A ideia para hoje explica por que tu podes ver todo o propósito em todas as coisas. Ela explica por que nada está separado, por si mesmo ou em si mesmo. E explica por que nada do que vês significa coisa alguma. De fato, ela explica cada ideia que usamos até agora e também todas as subsequentes. A ideia de hoje é a base total para a visão.

Afirmar que Deus está em tudo o que vejo não significa que já somos capazes de ver Deus em tudo, ou que em algum momento o seremos. Significa, porém, que, se chegarmos a entender [não via intelecto, não via a lógica do mundo, mas pela aceitação da possibilidade de nossa própria divindade] a verdade do que dizemos, isso - ver que Deus está em tudo o que vemos - vai depender de nossa decisão de ver. E de ver de modo diferente daquele que vemos hoje.

Na verdade, como eu já disse antes, decidir que o que queremos, "acima de tudo", é ver as coisas de modo diferente é a única maneira de chegarmos à aplicação prática do fato de Deus estar em tudo. É só a partir de nossa decisão que seremos capazes de experimentar Deus, a Presença d'Ele, em tudo o que vemos.

Deus está em tudo o que vejo.

Pelo que aprendemos, nós, os que fomos criados na tradição católica e cristã, Deus é onipotente, onisciente e onipresente. O que significa dizer que Ele pode tudo, sabe tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo. Como pode ser isso?

A lição continua:

É provável que aches esta ideia muito difícil de apreender a esta altura. Podes achá-la tola, irreverente, absurda, engraçada e até mesmo repreensível. Deus certamente não está em uma mesa, por exemplo, da forma como tu a vês. No entanto, enfatizamos ontem que a mesa compartilha o propósito do universo. E aquilo que compartilha o propósito do universo compartilha o propósito de seu Criador.

Paremos um pouquinho para refletir. O que pensamos de Deus? Será que, de fato, existe um Deus? Acreditamos mesmo nisso? Ou será que Ele não existe? Foi apenas algo que inventaram para nos pôr medo, para que aceitássemos algumas das exigências e nos sujeitássemos ao poder dos que governam o mundo e querem que as coisas sejam de seu jeito. Será mesmo que, porque Deus nos deu, temos livre arbítrio? Somos capazes, de verdade, de escolher o que queremos, o que nos faz felizes e Deus aprova nossas escolhas? Ou as desaprova? Como imaginamos que Deus seja? Aquele velhinho de barbas brancas sentado em um trono sobre as nuvens a reger o universo inteiro?

Deus está em tudo o que vejo.

Isso talvez não seja exatamente assim. Não como pensamos que seja. Joel Goldsmith, em um de seus livros fala a respeito de meditação, lembrando da necessidade do que ele chama de uma "preparação espiritual". "A primeira parte dessa preparação", diz ele, "é a prática de despertar pela manhã na compreensão consciente de sua [nossa] unidade com Deus".

Se não nos decidirmos a trazer Deus a nossa consciência, a nossa experiência em nosso primeiro momento de vigília, podemos perder a oportunidade de ter Deus conosco em cada ocasião durante todo o dia. Podemos não ser capazes de perceber que Deus está em tudo o que vemos.

Como fazer isso? Vejamos o que nos diz a lição:

Tenta, então, hoje, começar a aprender como olhar para todas as coisas com amor, gratidão e receptividade. Tu não as vês agora. Queres saber o que há nelas? Nada é como te parece. Seu propósito sagrado está além de teu pequeno alcance. Quando a visão te mostrar a santidade que anima o mundo compreenderás perfeitamente a ideia de hoje. E não compreenderás como pudeste alguma vez achá-la difícil.


Deus está em tudo o que vejo.

Está? Talvez pensemos que, conforme aprendemos, Deus é onipresente, onisciente e está sempre conosco. Mas acreditamos nisso? Não! Se acreditássemos, de fato, tudo nos pareceria absolutamente diferente. Além disso, dizer que Deus está sempre conosco é, no dizer de Goldsmith, apenas um lugar-comum, se não temos consciência da Presença d'Ele em nós.

É por isso que Goldsmith diz: "É verdade que Deus é onipresente. É verdade que Deus está exatamente onde você está". Mas podemos nos perguntar, como fizemos no ano passado, se é verdade que Deus é onipresente, então Deus deve ter estado presente naquela boate em Santa Maria, onde morreram tantas pessoas. O que Deus estava fazendo lá enquanto o prédio pegava fogo? Ele estava lá? Então, por que Ele não estava ajudando?

Goldsmith é quem nos responde: "Certamente Deus estava lá, mas Deus não é uma pessoa e Deus não pode olhar você aqui embaixo e dizer que sente o sofrimento que você está suportando. Deus está onipresente nos hospitais, nas prisões, nas frentes de batalha [e nos locais onde acontecem incêndios como este de que tivemos notícia]. Deus é onipresente! Mas de que serve isto para alguém? De que serve isto para você? Somente isto: Deus está disponível em cada caso na medida de sua percepção consciente da presença de Deus".

Quer dizer, cada um de nós, na medida de sua sintonia com o divino interior, tem a capacidade de ver, de sentir e de experimentar a Presença a todo momento, se estiver atento. 

Deus está em tudo o que vejo.

Sim, sim, sem dúvida. Mas é necessário que desenvolvamos o estado de consciência que vai permitir vermos em tudo e em todos a Presença de Deus. As práticas diárias são um passo para o desenvolvimento dessa consciência. É preciso que voltemos nossa atenção para o movimento, um pequeno esforço, para treinarmos a consciência para "compreender a presença de Deus ao despertar pela manhã", como ensina Goldsmith. Para chamar, para permitir que Deus se apresente e para aceitar Sua Presença.

Além dos exemplos que a lição nos oferece para as práticas de hoje, podemos nos valer também de uma das sugestões de Goldsmith, que diz o seguinte [para ser usada como uma prece, uma afirmação de nosso desejo de sentir a Presença em nós e em tudo e todos que vemos]:

Assim como a onda é uma com o oceano, do mesmo modo eu sou um com Deus. Assim como o raio de sol é um com o sol, do mesmo modo eu sou um com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário