quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Instala-te no reino de Deus assim que acordares


LIÇÃO 30

Deus está em tudo o que vejo, porque Deus 
está em minha mente.

1. A ideia para hoje é o trampolim para a visão. A partir desta ideia o mundo se abrirá diante de ti e olharás para ele e verás nele aquilo que nunca tinhas visto antes. E o que vias antes não será visível para ti nem mesmo vagamente.

2. Hoje tentamos usar um tipo novo de "projeção". Não estamos tentando nos livrar do que não gostamos buscando vê-lo fora. Ao contrário, tentamos ver no mundo o que está no interior de nossas mentes e aquilo que queremos reconhecer que está aí. Deste modo, tentamos nos unir ao que vemos, em lugar de mantê-lo separado de nós. Esta é a diferença fundamental entre a visão e o modo como vês.

3. A ideia de hoje deve ser aplicada tantas vezes quanto possível durante todo o dia. Sempre que tiveres um momento, repete-a para ti mesmo devagar, olhando a tua volta e tentando perceber claramente que a ideia, de fato, se aplica a tudo o que vês agora, ou ao que poderias ver agora, se estivesse ao alcance de tua vista.

4. A visão verdadeira não está limitada a noções tais como "perto" e "longe". A fim de te ajudar a começar a te acostumares com esta ideia, tenta pensar em coisas distantes de teu alcance atual tanto quanto naquelas que podes realmente ver ao aplicares a ideia de hoje.

5. A visão verdadeira não só não é limitada pelo espaço e pela distância, mas também não depende em absoluto dos olhos do corpo. A mente é sua única fonte. Também a fim de te ajudar a conseguires ficar mais acostumado com esta ideia, dedica vários períodos de prática à aplicação da ideia de olhos fechados, usando quaisquer sujeitos que venham a tua mente e olhando mais para dentro do que para fora. A ideia de hoje se aplica igualmente a ambos.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 30

Afinal, eis a resposta para a pergunta que nos fazíamos ao praticar a ideia de ontem: Deus está em tudo o que vejo. É sempre a explicação mais simples que satisfaz e traz sentido para aquilo que estamos buscando aprender. Não lhes parece, então, que a resposta mais simples, a explicação mais simples para confirmar a veracidade da ideia que praticamos ontem está exatamente na ideia que vamos praticar e explorar hoje? Vejamos:

"Deus está em tudo o que vejo, porque Deus está em minha mente."

É óbvio, como podemos perceber e como eu já disse antes, que esta lição complementa, estende e responde de forma mais completa a pergunta que a ideia que praticamos ontem suscitava, como também já disse outras vezes, não é mesmo?

Sabemos que, no tempo em que vivemos, para lembrar parte do que eu disse antes a respeito desta lição, até mesmo a Ciência confirma  que não há diferença para o cérebro entre aquilo que é aparentemente real e visível aos nossos olhos e aquilo que existe apenas em nossos pensamentos.

A forma de reagirmos a alguma coisa que vemos e podemos tocar é a mesma com que reagimos a uma lembrança, ou a um pensamento que nos vem à mente. As alterações físicas e emocionais que experimentamos são também as mesmas, quer desencadeadas por um fato, alguma coisa que nos acontece, quer devidas a uma lembrança despertada por uma imagem, uma fala ou por um pensamento.

Deus está em tudo o que vejo, porque Deus está em minha mente.

Creio que pode ser de grande ajuda saber disso para compreendermos o que a lição nos diz logo em seu início:

A ideia para hoje é o trampolim para a visão. A partir desta ideia o mundo se abrirá diante de ti e olharás para ele e verás nele aquilo que nunca tinhas visto antes. E o que vias antes não será visível para ti nem mesmo vagamente.

Em seu livro, Viver Como Se Deus Existisse, de falei no ano passado, o teólogo Heinz Zahrnt, argumenta que aquele que quiser "ficar seguro a respeito de Deus precisa - como também em outros âmbitos da vida - apostar em alguma coisa que não conhece antecipadamente. Precisa crer, pensar e agir - 'como se Deus existisse'. Somente assim experimentará se Deus existe. Deus mora apenas onde o deixamos entrar [grifo meu]". O que está em perfeita sintonia com a ideia que praticamos hoje, em meu modo de ver.

E é por isso que as práticas são extremamente importantes. Pois tomar consciência de que só podemos experimentar Deus se nos abrirmos à Presença d'Ele, é um passo gigantesco na direção do conhecimento de nós mesmos. E, por consequência, na direção de conhecer Deus.


Deus está em tudo o que vejo, porque Deus está em minha mente.

Não há como fugir disso. Um dos salmos, no Antigo Testamento, já nos lembrava disso, referindo-se a Deus, e pensando em um Deus interno, dentro de nós e não fora. Numa versão livre, que foi musicada, diz assim: 

Tu me conheces quando estou sentado, Tu me conheces quando estou em pé. Vês claramente quando estou andando, quando repouso, Tu também me vês. Se pelas costas sinto que me abranges, também de frente sei que me percebes. Para ficar longe de Teu espírito, o que farei, aonde irei não sei.

Não há como fugir ou se esconder de Deus [Ele está na minha mente.]. Só se pudéssemos nos esconder de nós mesmos, o que só é possível enquanto acreditamos que as ilusões que projetamos podem ser verdadeiras. É para isso que a lição nos chama a atenção. Assim:

Hoje tentamos usar um tipo novo de "projeção". Não estamos tentando nos livrar do que não gostamos buscando vê-lo fora. Ao contrário, tentamos ver no mundo o que está no interior de nossas mentes e aquilo que queremos reconhecer que está aí. Deste modo, tentamos nos unir ao que vemos, em lugar de mantê-lo separado de nós. Esta é a diferença fundamental entre a visão e o modo como vês.

Como já disse outras vezes, é para dentro que precisamos voltar nossa atenção. Ou, dizendo de outra forma, a visão pode nos mostrar que a ordem correta é crer para ver e não o contrário, como quis Tomé. Por isso, quando achamos que há alguma coisa para se mudar no mundo, temos de ter bem claro que ela só pode mudar a partir de nossos pensamentos. É só mudando nosso modo de pensar que o mundo que vemos -  que nos parece real e, por vezes, cruel, um verdadeiro inferno - pode mudar.


Deus está em tudo o que vejo, porque Deus está em minha mente.

É só isso que precisamos praticar e aplicar a nossa vida para nos tornarmos capazes, de fato, de ver Deus em tudo e em todos. Joel Goldsmith em um de seus livros aconselha o seguinte: 

Instala-te no reino de Deus na primeira meia hora depois de acordares pela manhã. Decide-te a viver teu dia no esconderijo do Senhor, enquadrando-te na Sua lei.

É basicamente isto que o restante da lição nos pede para fazermos.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário