segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cabe a nós mesmos a escolha de viver só a alegria


LIÇÃO 27

Acima de tudo eu quero ver.

1. A ideia de hoje exprime algo mais forte do que simples determinação. Ela dá prioridade à visão entre teus desejos. Podes te sentir hesitante quanto a usar a ideia, com base em que não tens certeza de que é isto que queres realmente. Isto não importa. O objetivo dos exercícios de hoje é fazer chegar mais perto o momento em que a ideia será inteiramente verdadeira.

2. Pode haver uma grande tentação em acreditares que se pede a ti algum tipo de sacrifício, quando dizes que queres ver acima de tudo. Se ficares inquieto em relação à falta de reservas pressuposta, acrescenta:

A visão não custa nada a ninguém.

Se o medo da perda ainda persistir, acrescenta ainda:

Ela só pode abençoar.

3. A ideia de hoje precisa de muitas repetições para o máximo aproveitamento. Ela deve ser usada pelo menos a cada meia hora, e mais se possível. Poderias tentar usá-la a cada quinze ou vinte minutos. Recomenda-se que, quando acordares ou pouco depois, estabeleças um intervalo de tempo definido para o uso da ideia e que tentes ser fiel a ele do início ao fim do dia. Não será difícil fazer isso mesmo se estiveres ocupado conversando ou ocupado de outra maneira no momento. Ainda assim, podes repetir uma frase curta para ti mesmo sem perturbar coisa alguma.

4. A questão verdadeira é quantas vezes tu te lembrarás? Quanto queres que a ideia de hoje seja verdadeira? Responde a uma destas perguntas e terás respondido à outra. É provável que percas várias aplicações e, talvez um número bastante grande delas. Não te incomodes com isto, mas tenta prosseguir em teu horário daí por diante. Se ao menos uma vez durante o dia sentires que foste totalmente sincero enquanto repetias a ideia de hoje, podes ter certeza de que poupaste muitos anos de esforço a ti mesmo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 27

Como eu já disse antes, uma vez que nossas práticas já abriram algumas clareiras na floresta fechada de nossos pensamentos e apresentaram inúmeras possibilidades para nos levar à conclusão da necessidade de que mudemos a forma de pensar nosso viver no mundo e também o modo de que nos valemos para olhar para ele e para nós mesmos, chegou, hoje, o momento de reforçar a decisão que tomamos com as lições de números 20 e 21. O que acham? Estão prontos?

"Acima de tudo eu quero ver."

Paremos por um instante. Vamos refletir por alguns momentos, acerca daquilo que a ideia apresenta. Acima de tudo eu quero ver. Será que é isso mesmo? Ver! O que será que quero, acima de tudo? Já me perguntei isto? Que resposta obtive?

O que diz a lição?

A ideia de hoje exprime algo mais forte do que simples determinação. Ela dá prioridade à visão entre teus desejos...

Já passamos por algo parecido a isso dias atrás, com as lições de que falei no início, em que praticamos dizer: Estou decidido a ver. e Estou decidido a ver de modo diferente., não é mesmo? E entendemos - ? - que a ideia então era, de fato, um momento para se tomar a decisão. E entendemos - ? - a necessidade da tomada de decisão, porque nos percebemos cegos, num mundo em que nada faz nenhum sentido, não é mesmo?

Mesmo assim, muito de nós relutamos a tomar a decisão. Pensamos - como muitas vezes, e em relação a várias coisas diferentes em nossa vida: "posso fazer isso depois, ainda tenho muito tempo". Não é? Mas será?

Acima de tudo eu quero ver.

Continuemos com a lição:

A ideia de hoje exprime algo mais forte do que simples determinação. Ela dá prioridade à visão entre teus desejos. Podes te sentir hesitante quanto a usar a ideia, com base em que não tens certeza de que é isto que queres realmente. Isto não importa. O objetivo dos exercícios de hoje é fazer chegar mais perto o momento em que a ideia será inteiramente verdadeira.

O que talvez ainda não tenhamos nos dado conta - e que está lá na introdução ao livro de exercícios e deve funcionar - e funciona - como o primeiro passo para o exercício de abandonar o julgamento - é a instrução para que apliquemos as ideias que as lições nos oferecem independente da forma com que as percebemos, independentemente do modo como nos sentimos em relação a elas.

Isto é muito importante!

Não acreditamos que somos muitas vezes em nossas vidas "aparentemente" forçados, por assim dizer, a fazer coisas de que não gostamos? Quer porque o patrão manda, quer porque nossos pais nos mandaram, quer porque a sociedade nos pede que ajamos desta ou daquela maneira?

Acima de tudo eu quero ver.

Como explica a lição:

Pode haver uma grande tentação em acreditares que se pede a ti algum tipo de sacrifício, quando dizes que queres ver acima de tudo...

É mais ou menos como nos casos que destaquei acima. Podemos pensar que fazer determinadas coisas, em função do que nos pede o mundo, é um ataque a nosso livre arbítrio, um ataque a nossa vontade, um ataque a nossa liberdade de decidirmos por nós mesmos o que queremos.

Grande equívoco! Jung dizia que livre arbítrio é aprender a fazer com alegria aquilo que temos de fazer. Ou, pensando no que o Curso diz, "a percepção é uma escolha e não um fato". Isto é, pensemos o que quer que pensemos, as experiências que escolhemos viver, vão se apresentar, apesar de acharmos que o que queríamos não era, ou não foi, aquilo que se apresentou.

É isso!


Acima de tudo eu quero ver.

Vejamos, pois:

Pode haver uma grande tentação em acreditares que se pede a ti algum tipo de sacrifício, quando dizes que queres ver acima de tudo. Se ficares inquieto em relação à falta de reservas pressuposta, acrescenta:

A visão não custa nada a ninguém.

Se o medo da perda ainda persistir, acrescenta ainda:

Ela só pode abençoar.

Quando tomamos a decisão de fazer alguma coisa, qualquer coisa, para resolver uma questão que nos perturbe, essa decisão, essa atitude, abre caminho para uma mudança na energia de que nos valemos em relação àquela questão. O universo inteiro se movimente para nos auxiliar a resolver aquilo que nos impede de viver a alegria.

Acima de tudo eu quero ver.

Não precisamos ficar preocupados, receosos, ou temer pelos resultados de nossa decisão de ver. Acima de tudo.

A visão não custa nada a ninguém.

Ela só pode abençoar.

Quando paramos para olhar de perto qualquer questão que nos aflige, abrindo-nos à razão, àquilo que sabemos existir em nós, que é capaz de resolver qualquer coisa que nos incomode, dizemos muitas vezes: "agora eu entreguei a Deus. Cansei. Não sei mais o que fazer. Só um milagre pode me ajudar". Não é assim com vocês?

O que acontece a seguir, em geral, é que tudo se resolve de forma aparentemente inexplicável. 

O que aconteceu?

Aconteceu que deixamos de lutar pelo controle, entendemos e aceitamos que não temos resposta para tudo, e que não sabemos mesmo o que é melhor para nós em praticamente nenhuma ocasião. Isto também é o que nos ensinou uma lição recente: Eu não percebo meus maiores interesses. Por que então insistir em lutar contra o que quer que seja? Por que resistir a abrir mão das respostas do falso eu?

Acima de tudo eu quero ver.

Sempre que tomamos uma decisão em nossas vidas, estabelecendo um objetivo que desejamos atingir, buscamos saber de antemão que movimentos serão necessários para se "chegar lá". E é claro que nos preparamos da melhor forma possível para não sofrer com nada daquilo que precisamos fazer para a consecução do objetivo. Sabemos que se advier qualquer sofrimento - a ideia de sacrifício - seremos tentados a desistir.

De quantas coisas já desistimos? E por quê?

Acima de tudo eu quero ver.

Tudo está relacionado à alegria. A alegria é a condição natural do filho de Deus, de cada um de nós, de todos nós. A tomada de decisão, sabemos, visa a, a partir do objetivo que traçamos, nos levar a uma condição que, diferente daquela que vivemos agora, nos vai oferecer mais alegria. 

Dizendo de outro modo, quando desejamos mudar alguma coisa em nossas vidas, sempre o fazemos porque algo ou alguém [invariavelmente nós mesmos e nosso modo de pensar equivocado], a nosso modo de ver, nos está impedindo de viver aquela alegria de que nos sabemos - ainda que na maioria das vezes de forma inconsciente - merecedores.

E onde está esse algo? Esse alguém? Fora de nós? No mundo? É outra pessoa? Está na situação que vivemos? Nas circunstâncias que nos cercam? Em casa? No lugar onde vivemos? Podemos nos perguntar a respeito de inúmeras outras razões a que atribuímos nossas insatisfações, sejam quais forem elas.

Acima de tudo eu quero ver.

É claro que sabemos da necessidade de repetir para nós mesmos o quanto estamos certos ao tomar qualquer decisão. E, com a decisão de ver "acima de tudo", como a lição ensina, não é diferente.

Vejamos:

A questão verdadeira é quantas vezes tu te lembrarás? Quanto queres que a ideia de hoje seja verdadeira? Responde a uma destas perguntas e terás respondido à outra. É provável que percas várias aplicações e, talvez um número bastante grande delas. Não te incomodes com isto, mas tenta prosseguir em teu horário daí por diante. Se ao menos uma vez durante o dia sentires que foste totalmente sincero enquanto repetias a ideia de hoje, podes ter certeza de que poupaste muitos anos de esforço a ti mesmo.

A mudança de nosso modo de pensar, a escolha de abrir mão do controle, a aceitação de que nossos pensamentos não significam coisa alguma, a compreensão e o reconhecimento de que não somos capazes de perceber nossos maiores interesses e de que não sabemos para que serve coisa alguma e todas as outras ideias que praticamos até aqui, aplicadas, só podem nos pôr em contato com a alegria e abençoar todas as coisas no mundo.

Mas precisamos de fato responder, para nós mesmos apenas, honestamente e com determinação às questões postas no início do quarto parágrafo da lição:

A questão verdadeira é quantas vezes tu te lembrarás? 
Quanto queres que a ideia de hoje seja verdadeira? 

Cabe tão somente a nós mesmos escolher viver só a alegria. Feita esta escolha é possível entender a frase de uma antiga canção de Vinicius de Moraes que, em sintonia com o que o Curso ensina a respeito do tempo diz: "a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais".

2 comentários:

  1. ERREI E PUBLIQUEI NA LIÇÃO DE ONTEM, repetindo...

    Olá pessoal
    Quero registrar meu agradecimento pelos comentários. Eles também me ajudam muito a seguir firme com as práticas. Faço há vários anos os exercícios e tenho consciência do quanto praticar as lições a partir dos comentários do blogue facilitou a compreensão. Antigamente carregava comigo a xerox da lição do dia para usar como escudo nas armadilhas do "quotidiano brutal", como diz o David. Atualmente na maioria das vezes consigo me dar conta que "posso" mudar o meu olhar ao perceber algo como "brutal" ou muito negativo. E quando não sou capaz e percebo que deixei o "falso eu" no comando, me concentro e em vez de ficar me remoendo em culpa, fico praticando mentalmente alguma lição sobre o perdão, para lembrar que posso "aceitar a expiação para mim mesmo" como diz a lição.
    Quando comecei a estudar os milagres e sentia o ego esperneando enlouquecido para ter razão a qualquer preço, desenvolvi a técnica de ler repetidamente a introdução ao livro de exercícios, a pergunta Nº 10 do Manual dos Professores "Como se abandona o julgamento?" - que no meu livro é página 29 do manual. E para completar, a introdução ao "Esclarecimento de Termos".
    Foi o jeito que encontrei para colocar muitas vezes um freio no ego. Até hoje sempre que leio acho altamente esclarecedoras estas páginas.
    Desejo ótimas práticas a todos. Um beijo especial na Cida, sempre constante com seus maravilhosos e inspiradores comentários, à Eliane, Helena, David e a todos os que ficam mais quietinhos.
    Ao Moisés desejo que o Espírito Santo continue a inspirar cada vez mais como vem fazendo. Super, super obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Queridos Moises, Cida e peregrinos, obrigada Cida, estarmos juntos. Uma inspiração à lição de hoje: é mais que escolher e derteminar. Escolher e determinar/ter a intenção, fundamentais. A inspiração que me veio lendo Cida é:
    mais que escolher e derteminar, se deixar colher!!!!!!!!!!!! E Davi, se deixar colher pelo Espirito Santo. bjs de quem não sabe nada, mas vive.

    ResponderExcluir