segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Já lhes ocorreu pensar que Deus é redondo?


LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando as LIÇÕES 361 a 365

Eis-nos aqui, enfim, mais uma vez, de volta à ideia que nos foi dada para finalizar as práticas deste ano em que estivemos juntos compartilhando as ideias e as lições deste livro de exercícios. Por isso dizemos de novo:

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de Tua orientação me dá paz.

Agora, como eu disse também em anos e comentários anteriores, estamos mais próximos do que buscamos. Já somos, por vezes, capazes de entregar o controle de nossas vidas ao Espírito Santo. E vezes outras já compreendemos que só Ele sabe o que é preciso fazermos para chegar à meta que Deus estabeleceu para nós.

Agora já compreendemos um pouco mais - e melhor - que só podemos encontrar Deus no mundo e em todas as pessoas e coisas do mundo, se O buscarmos achar primeiro em nós mesmos. Ele está em nós e vai conosco aonde quer que vamos, mas temos de escolher viver com a consciência disso. Para tanto, repetimos, em sintonia com o que a lição orienta, para adquirirmos a certeza de que Deus nos dá sempre tudo aquilo de que precisamos:

E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

E, mais uma vez, como fiz nos dois últimos anos, incluo aquele poema curto, de Daniel Lima, a respeito do qual vale a pena refletir enquanto praticamos. É o seguinte:

Deus é redondo, irmãos, 
como é redonda a terra, 
o tempo, o mundo. 
Que a vida era redonda, 
pensando em girassóis, 
Van Gogh já dizia. 

Não andeis em linha reta, irmãos, 
o mundo é curvo  
e curva é a alma 
e o ser faz a volta em torno de si mesmo 
e a morte, último ponto 
se funde com o nascer, pronto primeiro.

 Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário