sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tudo aquilo de que precisamos está dentro de nós


LIÇÃO 305

Há uma paz que Cristo nos concede.

1. Aquele que usa apenas a visão de Cristo encontra uma paz tão profunda e serena, tão imperturbável e tão totalmente imutável, para a qual o mundo não tem nenhum equivalente. As comparações silenciam diante dessa paz. E o mundo inteiro se afasta em silêncio quando essa paz o envolve e o traz suavemente à verdade, para não ser mais a morada do medo. Pois o amor chega e cura o mundo por dar a ele a paz de Cristo.

2. Pai, a paz de Cristo nos é dada porque é Tua Vontade que sejamos salvos. Ajuda-nos hoje a aceitar apenas Tua dádiva e não julgá-la. Pois ela veio para nos salvar de nosso julgamento de nós mesmos.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 305

Acho que também se poderia dizer e praticar com a ideia de hoje da seguinte forma: Há uma paz que Cristo nos concede. E por que digo isto? Claro que porque é só o Cristo em nós, isto é, só vivendo nossa vida a partir do Cristo em nós e que podemos viver a paz completa e perfeita que, segundo o que ensina o Curso, é a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

E o que é o Cristo? Voltemos à sexta das instruções-temas que deu unidade a uma série de nossas práticas anteriores [Vide lições 271 a 280]. Vamos achar lá, logo no início da instrução, a frase: Cristo é o Filho de Deus tal como Ele [Deus] O criou [o Filho]. 

Ora, se a paz, que aparentemente nos falta, falta-nos apenas porque ainda não somos capazes de viver a partir do Ser, do modo como fomos criados por Deus, só podemos, de fato, encontrar a paz, quando encontrarmos em nós, no interior de nós mesmos, o Cristo, o Filho de Deus, tal qual Deus O criou. Isto é, quando reconhecermos e aceitarmos o fato de que ainda somos como Deus nos criou. Não há como ser diferente.

Em todo o caso, é bom também termos claro, que o Cristo não pode ser encontrado fora de nós. Pois como tenho dito às pessoas todas com quem tenho contato nos grupos de estudos do Curso, todos os termos de que o Curso fala para se referir ao divino: Cristo, o Espírito Santo, o Filho de Deus, o Amigo, Deus, o Ser, a Filiação, entre outros, não existem fora de nós. É preciso que tenhamos presente que tudo está sempre dentro de cada um de nós. E qualquer mudança que tenha de ser feita no mundo em que cada um de nós vive, tem de, primeiro, ser feita dentro. É só o que mudamos dentro que aparece mudado à visão que olha para fora.

Portanto, como o Curso ensina, "se queres a paz, ensina a paz para aprendê-la". Isto é bem possível. Basta que olhemos para dentro de nós mesmos e encontremos a paz que vem do Ser, do Cristo, que é nossa verdadeira Identidade, e nos apropriemos do olhar crístico que olha para tudo e para todos sem nenhuma condenação, sem nenhum julgamento. A paz está a disposição de todos que se decidem pelo olhar crístico.

É o perdão, em primeiro lugar a nós mesmos, por nos julgarmos separados, uns dos outros e de Deus, e, depois ao mundo inteiro, a tudo e a todos, que nos oferece a possibilidade do contato com a consciência crística e com a paz que advém dessa consciência.  "O que provém do perdão pode ser um tipo diferente de milagre em relação àquele a respeito do qual ouvimos falar nos noticiários ou em um encontro religioso. Mas é o tipo de milagre com o qual nós mesmos podemos 'trabalhar', se estivermos dispostos" [Grifo meu], repetindo algo a que já me referi anteriormente.

É por isso que hoje damos continuidade a nossas práticas com a ideia de que "há uma paz que [só] Cristo concede". Pois as práticas, "com aplicações repetidas e eficácia crescente", nos oferecem "justamente o tipo de milagre que [pode] mudar nossa maneira de ver todas as coisas". É isso também que o Curso nos oferece quando traz para as práticas ideias como "O Céu é a decisão que tenho de tomar.", ou "Acima de tudo eu quero ver.", ou "Acima de tudo eu quero ver as coisas de modo diferente.", ou, ainda, para ficar em poucos exemplos, "Eu poderia ver paz em lugar disso".

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário