quinta-feira, 15 de março de 2012

O mundo nos mostra apenas o que queremos ver


LIÇÃO 75

A luz veio.

1. A luz veio. Estás curado e podes curar. A luz veio. Estás salvo e podes salvar. Estás em paz e levas a paz contigo aonde fores. As trevas e a desordem e a morte desapareceram. A luz veio.

2. Hoje celebramos o final feliz de teu longo sonho de desventura. Não há nenhum sonho mau agora. A luz veio. Hoje começa o tempo da luz para ti e para todos. É uma nova era na qual nasce um novo mundo. O velho, em sua passagem, não deixa nenhum vestígio sobre ele. Hoje vemos um mundo diferente, porque a luz veio.

3. Nossos exercícios para hoje serão exercícios felizes, nos quais damos graças pela passagem do velho e pelo começo do novo. Não fica nenhuma sombra do passado para escurecer nossa vista e esconder o mundo que o perdão nos oferece. Hoje aceitaremos o mundo novo como aquilo que queremos ver. O que desejamos nos será dado. Queremos ver a luz; a luz veio.

4. Nossos períodos de prática mais longos serão dedicados a olhar para o mundo que nosso perdão nos mostra. É isto que queremos ver, e apenas isto. Nosso propósito sincero torna nossa meta inevitável. Hoje, finalmente, o mundo verdadeiro se ergue diante de nós em alegria para ser visto. A visão nos é dada, agora que a luz veio.

5. Não queremos ver a sombra do ego sobre o mundo hoje. Vemos a luz e, nela, vemos o reflexo do Céu se estender sobre o mundo. Começa os períodos de prática mais longos dando a ti mesmo as boas novas de tua liberação:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

6. Não te demores no passado hoje. Mantém uma mente aberta por completo, livre de todas as ideias do passado e limpa de toda noção que inventas. Tu perdoas o mundo hoje. Agora podes olhar para ele como se nunca o tivesses visto antes. Tu ainda não sabes com que ele se parece. Esperas apenas que ele te seja apresentado. Enquanto esperas, repete várias vezes, devagar e com toda a paciência:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

7. Percebe claramente que teu perdão te dá direito à visão. Compreende que o Espírito Santo nunca deixa de oferecer a dádiva da visão aos misericordiosos. Acredita que Ele não te abandonará agora. Perdoas o mundo. Ele ficará contigo enquanto vigias e esperas. Ele te mostrará o que a visão verdadeira vê. É Sua Vontade e tu te uniste a Ele. Espera pacientemente por Ele. Ele virá. A luz veio. Tu perdoas o mundo.

8. Dize-Lhe que tu sabes que não podes falhar porque confias n'Ele. E dize a ti mesmo que esperas na certeza de olhar para o mundo que Ele te prometeu. A partir deste momento verás de modo diferente. Hoje a luz veio. E tu verás o mundo que te foi prometido desde o início do tempo e no qual o fim do tempo está garantido.

9. Os períodos de prática mais breves também serão lembretes alegres de tua liberação. Lembra-te a cada quinze minutos mais ou menos de que hoje é um tempo de celebração especial. Dá graças pela misericórdia e pelo Amor de Deus. Regozija-te no poder do perdão para curar tua visão completamente. Confia que há um novo início neste dia. Sem as trevas do passado sobre teus olhos, não podes deixar de ver hoje. E o que vires será tão bem-vindo que estenderás o presente para sempre com alegria.

10. Dize então:

A luz veio. Eu perdoo o mundo.

Caso sejas tentado, dize a qualquer um que pareça te empurrar de volta à escuridão:

A luz veio. Eu te perdoo.

11. Dedicamos este dia à serenidade na qual Deus quer que tu estejas. Mantém-na na consciência de ti mesmo para vê-la em todos os lugares hoje, enquanto celebramos o começo de tua visão e a vista do mundo verdadeiro, que chega para substituir o mundo não-perdoado que pensavas ser verdadeiro.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 15 de março, Deus atende nossa/Sua vontade de luz, expressa em nossas práticas de ontem. Repetindo o comentário feito anteriormente a esta lição, sugiro que aproveitemos, pois, essa luz neste dia, buscando iluminar todas as questões que nos preocupam, buscando trazer a ela todos os nossos medos, todas as nossas mágoas e todas as nossas dores. Não há nada que a luz em nós, que vem de Deus, não possa iluminar.

Tudo o que somos é luz. Tudo o que existe, na verdade, é apenas luz. Ou energia em forma de luz. É claro que a ciência já descobriu que tanto podemos escolher vê-la quanto transformá-la, ilusoriamente, em matéria. É o que nos fala o princípio da incerteza de Heisenberg. Isto é, sempre depende da vontade do observador o resultado da experiência. O que significa dizer exatamente o que o Curso ensina: o mundo é apenas uma projeção de nossa vontade, de nossos desejos. Ele sempre nos mostra apenas o que queremos ver. E o que vamos ver depende de quem é o "eu" como o qual nos identificamos. É o que somos, ou é a ideia que fazemos de nós [o falso eu]? 


Assim, nada mais lógico e racional, apesar e além do falso eu, do que perceber que, se escolho a luz é a luz que vou ver. E, repetindo duas perguntas do ano passado: o que a luz pode fazer? O que a luz faz? As respostas a estas duas perguntas são suficientes para fazer que tomemos a decisão de buscar encontrar a luz em nosso caminho. Pois a luz pode fazer tudo e, de fato, a luz faz tudo para nos oferecer a visão límpida e cristalina do que somos na verdade. É ela que pode afastar todas as trevas e dissipar para sempre a escuridão na qual o ego busca nos mergulhar, para que não nos aproximemos de nossa Fonte, o que o faria desaparecer para sempre.

E mais: é a luz, ou, melhor dizendo, na luz que podemos ver nossa própria inocência e pureza. Ver que ainda somos como Deus nos criou e que nada pode nos separar d'Ele ou de nós mesmos, ou daquilo que somos. É a luz que nos devolve a visão e nos permite ver que o mundo, por ser neutro, é inocente. Por isto podemos perdoá-lo e vê-lo como, de fato, é. Ao perdoar o mundo, perdoamos tudo o que há nele, que é apenas o reflexo daquilo mesmo que somos. E toda a ilusão se vai.

Convido-os(as), pois, a usarem as práticas de hoje para oferecer ao mundo todo a luz do que somos, a luz que recebemos de Deus e a oferecerem também a  luz do perdão a tudo e a todos no mundo, a começar por nós mesmos. 


Luz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário